Você está entrando no Guia Ecológico de Terra Ronca, que engloba as Áreas de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Vermelho e da Serra Geral, no nordeste do estado de Goiás, divisa com a Bahia. As duas APAs, mais o Parque Ecológico de Terra Ronca, contém o maior complexo de cavernas e rios interiores do Brasil. Região de cerrado, com fauna e flora das mais ricas do país, tem centenas de cachoeiras e rios interessantes. Faz parte do corredor ecológico que liga as unidades de conservação do Distrito Federal com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, formando o grande roteiro de ecoturismo do Brasil Central.

Posse(GO)

Situada ao lado da Serra Geral, que separa Goiás da Bahia, Posse(GO) tornou-se importante para o turismo ecológico por ser o entrocamento entre a APA das Nascentes do Rio Vermelho e o Parque Estadual de Terra Ronca. O nome decorre de ter sido no passado uma das mais conflituosas regiões goianas em questões fundiárias, predominando a ocupação por posse. Na década de ´60 prosperou no município as Ligas Camponesas, tendo como líder histórico José Porfírio, morto pelo regime militar (1964-1985). Partindo de Brasília chega-se a Posse(GO) pela BR-020, após rodar 300 km.

O parque

Fica a 90Km de Posse(GO) sendo até Guarani asfalto, depois anda-se mais 40Km de estrada de chão até o PETER (Parque Estadual Terra Ronca), logo a Pousada fica 1Km da gruta principal também chamada de Boca da Lapa sentido São Domingos.