Você está entrando no Guia Ecológico de Terra Ronca, que engloba as Áreas de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Vermelho e da Serra Geral, no nordeste do estado de Goiás, divisa com a Bahia. As duas APAs, mais o Parque Ecológico de Terra Ronca, contém o maior complexo de cavernas e rios interiores do Brasil. Região de cerrado, com fauna e flora das mais ricas do país, tem centenas de cachoeiras e rios interessantes. Faz parte do corredor ecológico que liga as unidades de conservação do Distrito Federal com o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, formando o grande roteiro de ecoturismo do Brasil Central.

Posse(GO)

Situada ao lado da Serra Geral, que separa Goiás da Bahia, Posse(GO) tornou-se importante para o turismo ecológico por ser o entrocamento entre a APA das Nascentes do Rio Vermelho e o Parque Estadual de Terra Ronca. O nome decorre de ter sido no passado uma das mais conflituosas regiões goianas em questões fundiárias, predominando a ocupação por posse. Na década de ´60 prosperou no município as Ligas Camponesas, tendo como líder histórico José Porfírio, morto pelo regime militar (1964-1985). Partindo de Brasília chega-se a Posse(GO) pela BR-020, após rodar 300 km.

O parque Terra Ronca

 

Fica a 90Km de Posse(GO) sendo até Guarani asfalto, depois anda-se mais 40Km de estrada de chão até o PETER (Parque Estadual Terra Ronca), logo a Pousada fica 1Km da gruta principal também chamada de Boca da Lapa sentido São Domingos.

 

Atrações

Cavernas imensas e maravilhosas são as principais atrações do PETER (Parque Estadual Terra Ronca). É o maior conjunto espeleológico das Américas. Os clássicos são: Complexo Terra Ronca (3 cavernas passando por belas clarabóias até o salão dos namorados – 4° maior salão do mundo);Caverna São Matheus(considerada a mais bonita do país); Caverna Angélica; Caverna São Vicente e caverna São Bernardo.

Todas elas são adentradas por rios e cachoeiras subterrâneas, localizado no cerrado selvagem ainda preservado do nordeste goiano, além das cavernas oferecemos belíssimas e imensas veredas, rios cristalinos, cachoeira,  fauna e flora preservada.

Situado nos municípios de Guarani de Goiás e São Domingos, no nordeste Goiano, o Parque Estadual Terra Ronca (PETER), criado em Julho de 1989, possui uma área de aproximadamente 57 mil Hectares.

Venha conferir faça um reserva.

 

Guia autorizado

 

A Pousada e Restaurante Terra Ronca tem guias especializados para fazer passeios pelas cavernas situadas próximo a pousada, entre elas estão:

- Terra Ronca

- São Mateus

- Angélica

 

Nossos guias

Osmar Valente
Kalisto Valente

Pousada Terra Ronca 2011

Telefone: (062) 34292929